Gratidão

Meu coração ficou coçando sobre "Gratidão" esse começo de ano. Até que tive a ideia de criar uma agenda de Gratidão. Mas só coisas boas, a princípio. Não quero que se torne um diário dramático, porque a dona é extremamente dramática. Dessa forma, estaria eu recapitulando tudo de bom em coisas simples que tenho na vida. Devo me importar com o que tenho e o que sou, se eu acordei bem ou mal, se tem comida na geladeira (haha, brincadeira), se as pessoas que moram comigo estão bem, etc. E não pensar no que eu poderia ganhar, no que poderia ter ou fazer. Mas agradecer pelo que tenho!

Pessoas estão presas em seu mundinho egoísta: eu posso, eu quero, eu devo. É agora e somente agora. Não fazem sentido às suas vidas, falam que suas vidas são pacatas, tediosas, cheias de si e não fazendo agradecimento por tudo o que passaram no dia, no mês, ou no ano.

Minha professora do ano passado, na matéria de Introdução à Psicologia, se dedicava muito seu discurso nessas questões. "Vamos agradecer por esta comida aqui, que cada um trouxe, cada qual venho de um lugar onde foi feito com muito carinho e amor..." era bem assim que ela começava, agradecer como se fossemos crianças, como se nada do que temos ou vimos fosse nosso desde sempre. 

Imaginar o mundo nessa perspectiva é maravilhoso! Enxergar o céu de outra forma, é enxergar um pouco mais o sentido da nossa vida. Quando começamos a colocar no papel todas as coisas boas do dia nós percebemos o quanto temos de bom, e não há nada mais que possa ultrapassar esse suficiente. Se temos, devemos agradecer e mesmo não tendo, devemos ainda mais agradecer. Não por uma comparação a outras pessoas que não tem o mesmo que você, mas porque é genuinamente feliz com o que é suficiente. 

Tudo o que passa do suficiente não faz de nós mais felizes, apenas agraciados, com prazer e êxtase. Por isso hoje em dia é tão difícil encontrar pessoas felizes com uma coisa "banal". Estão viciadas no "quero mais" ,"tem coisa melhor", "eu poderia ter", "se eu tivesse" e tantas outras frases que nos fazem perder o foco sobre como vivemos e o que deveríamos fazer para sermos um pouquinho mais agradecidos. 

Na visão Bíblica, não merecemos nadica de nada. Mas o Pai fez tudo o que era bom, fez todas as coisas (conforme livro de Gênesis). O Pai nos deixou na terra para desfrutarmos daquilo que Ele preparou para nós. Muitos desfrutam coisas ruins, como no princípio. Não devemos desfrutar das coisas ruins, ou simplesmente não agradecer pelas coisas boas que desfrutamos todos os dias. É como se você entrasse num restaurante de buffet livre, comesse a comida, que no caso só tem suas receitas favoritas e saísse de lá sem pagar o valor por quilo que deveria pagar. Imagina fazendo isso todos os dias!

Não apenas por ser injusto essa trama, mas por simplesmente não estar sendo verdadeiro consigo mesmo. Você gosta da comida, ama o lugar, e sempre vai para lá independendo das circunstâncias, por que não elogiar, ou cumprimentar o garçom com sorriso, e sair de lá satisfeito pagando por ter se alimentado tão bem, por amor talvez?

Que isso seja um hábito na nossa vida. Voltarmos a olhar o mundo como crianças. Olhar para poça de chuva pensando em brincar nela (é claro que nem sempre poderá fazer isso, hahaha). Mas pelo menos começar a mudar seus pensamentos sobre detalhes no seu dia, sobre o que ouviu, sobre o que viu, coisas muito simples. Por exemplo: aquele café puro na sua xícara favorita, com cheirinho de café torrado (que é uma mentira, hahaha, mas tudo bem). Aquela margarina passada no pão de forma que sua mãe acabou de tirar do forno. 

*detalhe: só falei de comida* 

Outro exemplo (sem ser comida), é você passar por uma situação desconfortante e não ser atacado por algo que não fez, ou por um livramento em um acidente. São muitas coisas das quais somos agraciados. 


Faça isso, e no mais verá o quanto você é rico de felicidades!



0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de Sabrina Barbosa P. Tecnologia do Blogger.